Vanderson conquistou títulos estaduais pelo Grêmio, como o Campeonato Gaúcho, e foi convocado para a Seleção Brasileira principal. Sua transferência para o Monaco representou um marco em sua carreira.
Vanderson é um lateral-direito brasileiro que atualmente defende o AS Monaco, da França. Revelado pelo Grêmio, ele se destacou no futebol europeu por sua velocidade e capacidade ofensiva. Sua carreira inclui passagens pela base do clube gaúcho e rápida ascensão ao time principal.
Vanderson é um lateral moderno, com forte vocação ofensiva e boa capacidade de cruzamento. Sua velocidade e drible o tornam uma ameaça constante pelas alas, embora ainda precise evoluir nos aspectos defensivos. Ele se destaca por sua energia e apoio constante ao ataque.